Modernização e expansão da rede Tmcel dá sinais positivos

No âmbito do projecto de expansão e modernização da rede, iniciado em Janeiro de 2022, a Moçambique Telecom (Tmcel) já implementou mais de 770 novas antenas, o que representa 57% da sua execução, segundo foi revelado no decurso de um encontro entre os gestores de topo da empresa e editores dos media, em Maputo, nesta quinta-feira, 14 de Setembro.

Todas as províncias do País, com excepção de Niassa, que irá se beneficiar em breve, já contam com a cobertura parcial da nova rede, isto é, com as tecnologias 4 e 4.5G, onde no geral a disponibilidade da rede cresceu de 86%, na altura no início do projecto, para 97%, em Agosto do ano corrente.

Ainda em Agosto, os recarregamentos no segmento do pré-pago cresceram em 7% quando comparados com Agosto de 2022. Este marco representa a primeira subida no indicador, em relação ao período homólogo do ano anterior.

No mesmo âmbito, as activações dos pacotes no pré-pago (Netgiro, Malta M, Mini, Plus e Max) também apresentam uma tendência crescente, algo que já se vem registando desde Maio de 2023.

Ainda no âmbito da modernização e expansão da rede, a Tmcel tem estado a melhorar o seu backbone (espinha dorsal em fibra óptica) e a colocar um novo equipamento para a activação de clientes e monitoria da rede, significando um aumento de largura de banda de 10 para 400 gigabits por segundo (Gbps).

A Tmcel implementou também pontos de presença para a disponibilização de Internet (PoPs – Points of Presence) em 95% no País, o que significará um aumento de capacidade de Internet para os clientes nas províncias, bem como melhorar a experiência através da redução da latência.

Está igualmente em curso a actualização dos sistemas de suporte ao negócio (BSS – Business Support Systems), que visa melhorar os serviços, a nível do pré-pago, pós-pago e carteira móvel – Mkesh, sua plataforma de pagamentos, desenvolvimento de negócio e inclusão financeira. In Fim de Semana