PRAD é um serviço válido apenas para clientes institucionais (novos ou existentes) que
pretendam ter um serviço flexível e dedicado na transmissão de voz entre funcionários da
instituição e entre a instituição e seus clientes. Este serviço permite a emissao e recepção de
chamadas nacionais e internacionais;
é um serviço de conexão directa entre o cliente e a TMCEL e a condição essencial e que o
cliente tenha um terminal de chamadas instalado e funcional, nao havendo a necessidade
de usar urn cartao SIM;
permite a utilização de sub-linhas mistas (umas que apenas recebem chamadas e outras
que recebem e emitem) conectadas a mesma linha principal (a linha de ligação directa através
da Fibra);
Para além de ter linhas que efectuam e recebem chamadas, com o PRAD o cliente tem a
opção de ter “linha (as) do cliente ou Linha Verde”, onde este cliente podera ligar a custo
“zero”. Neste caso aplica-se o reverse billing;
Esta “linha verde ou linha do Cliente”, para onde as seus clientes ligam a custo zero,
é apenas aplicável para clientes mcel, uma vez que, para este serviço, ainda não foram
assinados acordos com as outras operadoras que permitam que as clientes de outras
operadoras liguem com custo zero para um serviço providenciado pela mcel.
Custos do PRAD:
Taxa única de 40.000,00MT pela sua implementação;
Taxa Mensal de 20.000,00MT;
Para este serviço, serão cobradas as taxas em vigor para o pacote “Diamante 180
por segundo”(actualmente aplicada para os FCTs – Fixed Celular Terminal). Tanto para as
chamadas efectuadas como para a reverse billing.
As linhas E1 cuja facturação mensal exceder 100.000,00 MT (cem mil meticais), irão
beneficiar-se de um desconto de 10%.
Requisitos do Serviço.
Para adesão ao serviço, o cliente(neste caso a instituição) deverá emitir uma carta ou email
(institucional) expressando o seu interesse e ainda especificar a número de linhas E1 e de linhas
a serem integradas no serviço PRAD. O cliente deverá ainda especificar a funcionalidade de cada
linha (se vai efectuar e receber chamadas ou se vai apenas servir como linha verde – linha do cliente).
E1 é um padrão de linha telefónica digital. O E1 possui uma taxa de transferência de 2 Mbps e
pode ser dividido em 32 canais de 64Kbps cada, contudo 30 dos 32 canais existentes transportam
informações úteis, pois a velocidade efectiva da transmissão da portadora E1, é de 30 x 64 = 1920 Kbit/s
os outros 2 restantes canais(canal 0 e canal 16) destinam-se à sinalização(sistema designado por
“Sinalização por Canal Comum”) e o alinhamento de quadros ou tramas, estabelecendo um sincronismo
entre os pontos