Tmcel expande tecnologia 4G com suporte da Huawei

A Moçambique Telecom (Tmcel) vai-se beneficiar, dentro da primeira quinzena de Novembro, do primeiro desembolso de um financiamento do banco chinês EximBank à companhia Huawei, destinado à expansão da tecnologia 4G (LTE) desta operadora nacional pelo País, cujo projecto é orçado em 132 milhões de dólares norte-americanos.

Para esta operadora nacional de telecomunicações, o facto reveste-se de capital importância uma vez que vai possibilitar a chegada ao País dos primeiros equipamentos essenciais para o projecto, permitindo,se o relançamento da Tmcel no mercado.

Foi através desta tecnologia que a empresa conseguiu reverter a tendência decrescente na base de clientes nas cidades de Maputo e Matola, onde esta tecnologia foi introduzida há sensivelmente dois anos.

Num encontro, ocorrido, sexta-feira, 29 de Outubro, em Maputo, com os representantes da banca, o administrador da Tmcel, Mário Luís Albino, explicou que, nesta altura, a operadora devia-se encontrar noutros patamares, mas a Covid-19 e os desastres naturais (Idai e Kenneth) atrasaram o processo de restruturação e modernização em curso.

Em relação às dividas para com o Estado, no valor de 3.9 mil milhões de Meticais, o administrador referiu que, há duas semanas, os accionistas deliberaram pela conversão das dívidas dos acordos de retrocessão em prestações acessórias de capital, o que vai resultar em aumento dos capitais próprios da empresa.

Entre outros aspectos, o encontro serviu, também para mobilizar financiamentos aos projectos da empresa, particularmente as actividades paralelas à implementação do projecto de modernização e actualização de toda a rede de transmissão para melhorar a qualidade e cobertura, bem como aumentar a velocidade de transmissão de dados.

Fonte CartaMZ